quinta-feira, 25 de maio de 2017

Maturidade não se importa com culpa.

Se você já usou a frase "A culpa não é minha, eu votei em...", este texto é para você.
Seja Dilma ou Aécio, ou nulo, ou branco, ou Levy Fidélix, Marina ou Eduardo Jorge, fique tranquilo... não foi mesmo seu voto que criou a situação atual. Até porque ele é algo insignificante.

Sua infantilidade em querer achar um culpado para tudo, para assim "lavar suas mãos", essa sim é problemática. Essa é a resposta da criança quando surge um problema "Não fui eu" "A culpa não é minha!". Você tem medo de ser castigado? De dizerem que a culpa foi sua? Pior... você espera que uma mãe/pai, grande cuidador, apareça para limpar sua sujeira.

E todos nós sabemos quem você espera como grande cuidador. Homens lendários, heróis, protetores, mitos. Tudo para nunca sair da infância, para nunca entender que você é responsável pelo que te acontece e para nunca perceber que estas figuras são só figuras e vão te decepcionar como papai e mamãe fizeram.

Você não deve nada ao mundo, mas o mundo deve tudo a você. Né não?

Mas e daí que a culpa não é sua? Pessoas maduras, na medida do possível, arrumam, limpam, consertam, organizam as coisas, não importa de quem foi a culpa. Se vai melhorar para elas, para os que estão ao redor, qual é o problema em ajudar? Mas você só quer ver seu time "campeão", ou ver tudo afundar para dizer que a culpa não foi sua. E neste sentido, a culpa é sim sua e de todas as pessoas que são como você.

Nenhum comentário: